FISIOTERAPIA

A fisioterapia no lar de idosos desempenha um papel importante no cuidado e no apoio de pessoas mais velhas e frágeis. Há algumas características especiais a serem levadas em conta no trabalho fisioterapêutico com pessoas mais velhas, pois suas necessidades e habilidades diferem de pacientes mais jovens. Este artigo destaca as peculiaridades da fisioterapia na casa de repouso e menciona cinco medidas fisioterapêuticas que devem ser oferecidas regularmente em uma lar de idosos.

Uma das principais características da fisioterapia em pessoas idosas e frágeis é a adaptação individual dos métodos de tratamento. Cada pessoa é única e tem diferentes necessidades, habilidades e limitações. Portanto, o fisioterapeuta deve abordar o paciente individualmente e adaptar os métodos de tratamento em conformidade. Isso requer um alto grau de empatia e empatia por parte do terapeuta.

Outro aspecto que precisa ser levado em conta na fisioterapia na casa de repouso é a deterioração relacionada à idade das funções físicas. Com o aumento da idade, a força, a mobilidade e a resistência diminuem. Portanto, as medidas fisioterapêuticas devem visar melhorar ou pelo menos manter a mobilidade, o equilíbrio e a força dos idosos.

Além da deterioração física, doenças relacionadas à idade, como artrite, osteoporose ou doenças cardiovasculares também podem ocorrer. O fisioterapeuta deve ter conhecimento e experiência em lidar com essas doenças e pode oferecer terapias apropriadas. Isso pode incluir exercícios para alívio da dor, mobilidade articular ou exercícios de fortalecimento.

A seguir estão cinco medidas fisioterapêuticas que devem ser regularmente oferecidas em uma casa de repouso:

1. Treinamento de equilíbrio: Pessoas mais velhas são frequentemente suscetíveis a quedas, o que pode levar a lesões graves. Um treinamento de equilíbrio direcionado pode reduzir o risco de queda e melhorar a mobilidade.

2. Treinamento de força: Através de treinamento de força direcionada, pessoas mais velhas podem melhorar ou pelo menos manter sua massa muscular e força. Isso pode ajudar a seguir melhor as atividades diárias e manter o auto-emprego.

3. Formação de mobilidade: A mobilidade pode ser limitada por desgaste e inatividade relacionadas à idade. Um treinamento para melhorar a mobilidade pode ajudar a melhorar a flexibilidade das articulações e manter o funcionamento do corpo.

4. Terapia respiratória: Pessoas mais velhas podem sofrer de problemas respiratórios, seja devido a doenças pulmonares ou um músculo respiratório restrito. Exercícios de terapia respiratória podem ajudar a melhorar a função respiratória e facilitar a respiração.

5. Terapia da dor: Com o aumento da idade, ocorre dor frequente, seja devido à artrite, tensão muscular ou doenças crônicas. Os fisioterapeutas podem oferecer terapias de dor como massagens, calor ou terapia fria para aliviar a dor e melhorar a qualidade de vida.

Finalmente, pode-se dizer que a fisioterapia desempenha um papel importante no cuidado e apoio de pessoas mais velhas e frágeis. A adaptação individual dos métodos de tratamento, a consideração das mudanças relacionadas à idade e a terapia direcionada de doenças relacionadas à idade são características especiais da fisioterapia em idosos. Medidas fisioterapêuticas regularmente oferecidas, tais como treinamento de equilíbrio, treinamento de força, treinamento de mobilidade, terapia respiratória e terapia da dor podem melhorar a qualidade de vida e autoemprego de pessoas mais velhas.